Gerir equipes como Leopardos

A gestão de uma equipe de trabalho consiste em uma das tarefas mais delicadas no universo profissional. Quando falamos de equipe, estamos falando de um grupos de pessoas, seres humanos ditintos, diferentes, com educações e costumes distintos.

Ao falarmos então de pessoas sabemos por antemão que cada uma delas possuem desejos e anseiois diferentes dentro do ciclo de valor individual. Como lidar então com tantas pessoas distintas e conseguir que juntas cheguem a um objetivo comum?

Para o cumprimento desta tarefa eu procuro utilizar algumas características semelhantes ao comportamento de um Leopardo.

O Leopardo é um mestre da sobrevivência. O que todos nós buscamos como seres humanos, embutidos em nossos instintos, é também a sobrevivência. Proporcionar um trabalho em equipe onde todos possam entregar resultados que garantam a sua sobrevivência é uma das primícias básicas de trabalho em equipe. Ao transferir esta consciência aos integrantes da equipe podemos demonstrar que estamos todos no mesmo barco e em igualdade.

A versatilidade e o senso de oportunidade serão as ferramentas utilizadas para destacarmos no trabalho e no convívio com as demais pesssoas e principalmente a excelência na execução de nossas tarefas.

Outro ponto forte do Leopardo que temos que trabalhar com a equipe é a precisão. O Leoparo é peciso em seus ataques e esta precisão permite um índice de acertos muito grande. Também funciona assim no trabalho em equipe. A busca da precisão e acertividade é sempre um diferencial no triunfo de um projeto.

O mellhor momento para o desenvolvimento e elucidação de um projeto se dá no momento em que as dificuldades aparecem e não quando a situação está clara e visível. Trabalhar as qualidades individuais permitindo explorar as habilidades específicas de cada um, torna a equipe preparada para desafios antes impensáveis.

A busca incensante pelo aperfeiçoamento tornará a equipe sempre preparada e a frente na sabedoria dos assuntos que tangem o foco do trabalho. Uma experiência vivida por mim que exemplifica bem este tipo de atitude foi conseguir para a minha equipe de trabalho em uma das empresas que trabalhei, bolsas de estudo de graduação para todos os membros.

A estratégia utilizada pelo Leopardo de levar a sua preza para dentro de casa para não correr o risco de perdê-la para outro predador pode ser vista analogamente como o bom trato com os clientes envolvidos no projeto para trazê-los para o nosso lado utilizando a competência, preparo e bons tratos, não permitindo assim que os mesmos se sintam abandonados ou insatisfeitos, o que teria como resultado a busca de outra empresa.

Acesse também www.leonardoaguiar.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s