Meritocracia

A meritocracia é dotada de uma máxima que diz: ”A cada um é dado o que merece”.

O conceito mais amplo de meritocracia nos leva a uma ideologia que prega a tese que considera no mérito a forma de conquista de determinada coisa, posição ou status. Uma forma justa de avaliação.

Ideologia, esta é, na verdade, a palavra chave quando falamos deste assunto. O que é ideal para cada um de nós? O que cada um entende por mérito? Até onde o ideal de um será ideal para outra pessoa?

É certo afirmar que a concepção de meritocracia nos transporta a uma sensação de forma justa de definir, sem discriminação, a eleição ou definição de um candidato ao prêmio oferecido. Entretanto para ser uma avaliação justa vale lembrar que é necessário criar um sistema de critérios bem definidos para não correr o risco de ser uma metodologia fracassada.

Garantir igualdade de condições para a conquista do mérito deve ser, sempre, uma premissa básica na concepção de um critério, tornando mais crédulo o processo de disputa. Quando falamos em igualdade garantimos nivelar as bases de partida permitindo que o processo transcorra justo e perfeito e trazendo como retorno maior produtividade e eficiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s